Imersão (croquis + rede de implicações)

Foram feitos vários croquis da escola de arquitetura e diversos da árvore externa :




Além disso, foi realizada uma performance para melhor compreensão do espaço e uma rede de implicações para assimilar as sensações mais presenciadas no ambiente.





Por fim, fizemos entrevistas para descobrir o que as pessoas sentem falta no espaço:

Entrevistado 1: Júlia - 9º período
 
    Considera que o espaço da escola era melhor aproveitado antigamente pela questão da quantidade de atividades desenvolvidas na escola, inclusive extracurriculares, isso permitia maior contato com uma diversidade maior de espaços. Nos primeiros períodos passava mais tempo na escola, preferindo áreas externas pela questão do convívio e conforto ( melhor luminosidade, ventilação, acomodação, etc). Acredita que atualmente existe menor movimento na escola devido a modificação dos espaços: fim da cantina, das mesas de madeira espalhadas no pátio e da rede. Comenta sobre o mau uso das salas, sendo que muitas são usadas como depósitos, e sobre a falta de manutenção. Discorreu mais a respeito da cantina: ´´Desde que ela fechou os alunos são obrigados a recorrer a lanchonetes, padarias e supermercados externos, reduzindo o fluxo de pessoas que permanecem no local e diminuindo a interação.

Entrevistado 2: Caio – 9º período
   
    Relembra como o espaço da escola era melhor aproveitado antigamente devido a presença de objetos que permitiam a ocupação do espaço, exemplificou com o espaço embaixo da árvore localizada no pátio que antigamente possuía uma rede e hoje em dia é usado como depósito e espaço para fumar que repele a utilização do local. Acredita que a escola está sendo menos utilizada em espaços que antigamente possuíam mais atividade, por exemplo a marquise antes utilizada para apresentação de TCC, para shows etc.  Um exemplo que deu foi da opinião dos seus amigos a respeito do pátio que foi denominado como a ´´Cracolândia da Savassi´´.


Entrevistado 3: Júlia 9º período

    Cita como a escola era mais movimentada no seus primeiros períodos e como sente falta dos diversos eventos que eram oferecidos pela faculdade. Comenta também sobre a cantina, mas destaca a Peixaria que era um local muito frequentado pelos alunos e agora acaba sendo espaço de acúmulo de entulho. Além disso, criticou o cuidado dos alunos com o DA em geral, citando os pneus sendo usados como cinzeiro e as ´´bitucas´´ de cigarro jogadas no chão. Ademais, sente falta de iluminação natural em algumas salas e diz que, algumas, ainda no período da manhã carecem de iluminação artificial.


Entrevistado 4: Damaso - Funcionário da escola a 27 anos

    Ao longo de seus anos em contato com as mudanças que ocorreram na escola, constatou algumas observações. Em relação a área externa, disse perceber uma falta de organização, assim como uma falta de zelo dos alunos com os ambientes, dando o exemplo da grama que mesmo com manutenção está sempre degradada e das pichações que na sua opinião poluem visualmente. Deu o exemplo de seu filho que ficou perplexo com aparência e o grau de ´´desorganização´´.
    A respeito do seu ambiente de trabalho, reclama sobre a falta de ventilação e como regularmente são incomodados pelos odores externos, principalmente de cigarro. Na época da cantina, destaca que  nos dias de limpeza o cheiro de gordura infestava o local pois todas as salas ao redor do pátio apresentam o mesmo problema de ventilação. Ainda diz que antigamente trabalhava em um local ainda pior com outros problemas.
    Além disso, diz que sente falta de um espaço exclusivo para funcionários socializarem e descansarem que existia mas foi substituído por uma sala para estagiários, agora eles normalmente lancham em seu próprio escritório e raramente tem tempo de convivência uns com os outros.
         Em relação ao ambiente interno, comenta sobre as salas de aula com pranchetas e como elas ocupam um grande espaço. Atualmente estão sendo cada vez menos utilizadas, visto que, em sua opinião, os alunos fazem tudo em programas de computador.

Comentários

Postagens mais visitadas